Atletismo
A realização das provas indígenas sofreu várias modificações, até chegar as olimpíadas.
Este esporte é masculino e feminino.Os índios usavam esse esporte para ter melhor preparo físico, pois, precisavam caçar e ser verdadeiros guerreiros.O preparo físico fazia parte do dia-a-dia das aldeias.
Algumas aldeias usavam nesta modalidade o revezamento com varas. Hoje nossas olimpíadas são adaptadas a nossa realidade e é o que aprendemos na prática com os educadores de esporte.
Corrida com tora
São usados para competição duas toras do mesmo tamanho e peso. Três participantes correm mais só um carrega a tora, podendo revesar durante o percurso.
O importante é que a saída é de fora para dentro da aldeia, ganha quem entrar primeiro.
Esse esporte é masculino.
Cabo de guerra
Modalidade praticada pelos índios para medir força física,. Este esporte era muito divertido porque além dos participantes os outros índios participavam na torcida.
O treinamento era feito com toras pesadas.
A competição era feita em grupos de homens e mulheres separados.
Coloca-se o mesmo número de pessoas de cada lado do cabo, ganha a equipe que passar a linha do obstáculo conseguindo puxar a outra equipe.
Arremesso de lança
O arremesso de lança é uma prova individual realizada apenas pelos homens. Nos jogos, o que conta é a distância alcançada, ou seja, vence aquele quer atingir maior distância.
As lanças são fabricadas de madeira rústica.
O objetivo deste esporte é atingir a maior distância e não um alvo.
Arco a Flecha
Os povos indígenas usavam muito esse instrumento como arma de guerra.
Atualmente, é usado para a caça, pesca, rituais e tornou-se também uma prática esportiva, sendo disputada entre aldeias e até com não-indígenas.
O arco e flecha pode ser feito com diversos materias e a ponta da flecha também é feita com material diferente, cada qual com sua utilidade.
Esse esporte deve ter sempre um alvo para ser atingido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário